Depoimento de uma leitora vencedora: “Hoje encontro-me totalmente recuperada”

Chamo-me Ana Luísa Sousa, tenho 24 anos e sou de Portugal, mas por coincidência ou não, tenho raízes brasileira 

Infelizmente nasci com um problema chamado hemiparesia esquerda, que tal como o nome indica afeta só o lado esquerdo mas que, com bastante fisioterapia consegui melhorar consideravelmente, contudo não me livrei de.passar pela traumatizante experiência do bullying, tanto a nível a nível psicológico como físico. Hoje encontro-me totalmente recuperada graças ao acompanhamento psicológico que tive , embora bastante tardio. Mas o meu problema requer certos cuidados, tais como: não posso ser sujeita a situações de muito stress e principalmente, não posso ter emoções muito fortes, além disso não consigo apertar cordões, botões extremamente pequenos.

E o que vocês fazem em 10 ou 20 minutos, eu faço em 30 min ou 1 h , mas faço tudo o que vocês fazem! O meu sonho desde pequena era tornar- me escritora, não sei de onde veio esta paixão mas o que é certo é que sempre a tive.

Quero uma carreira nacional e internacional, ou seja, ir o mais longe possível!  

A Escritora

O livro foi escrito ao longo dos anos, sendo que só agora tive a possibilidade de o publicar.

Tinha a certeza do que queria, não queria de todo um romance banal, tanto que não o é! O romance aborda muitos outros temas, como a tragédia, o drama, a busca pela felicidade… ou seja, tentei fazer com que o romance fosse o mais real possível. 

Conta a história de amor entre o Rodrigo e a Constança que a princípio começa por se um amor não correspondido, um amor de liceu, que passados alguns anos o destino que os separou é o mesmo que os volta a juntar….mas desta vez, ambos refizeram as suas vidas, e aí encontra-se o verdadeiro dilema. 

A minha real expectativa com este livro e com os outros que virão é aliar a minha escrita com o facto de poder chamar a atenção para as pessoas com deficiência, de mostrar que nós também fazemos parte da sociedade e que não somos nenhuns parasitas!

O que é hemiparesia

–  A hemiparesia é a paralisia cerebral de um lado do corpo causada por lesões da área corticoespinhal (área das células nervosas que levam comandos motores do cérebro para a medula espinhal, ou seja, é a área responsável pelos movimentos dos membros e seus músculos).

.- A hemiparesia que, neste caso, é a esquerda manifesta-se através da falta de equilíbrio, muito cansaço e falta de Motricidade fina. Este problema não tem cura.

-Os cuidados que se deve ter referentes a este problemas são os que todas as pessoas devem ter, visto que não é um problema que nós possamos controlar.

– As minhas limitações são a nível da dicção( fala) e a nível de coordenação motora, que é basicamente o equilíbrio ´

– Não há uma fórmula propriamente dita para superá-las! O que eu tento fazer é aproveitar ao máximo cada dia, cada minuto, cada segundo como se fosse o último. Acreditar sempre nos meus sonhos apesar de aos olhos dos outros ser impossível, como o de ser escritora! Em suma, aprender a ser feliz com este problema. É possível!!!!

Fonte: Matéria enviada por e-mail pela leitora da Revista da Mulher, Ana Luísa Sousa