Família homenageia homem trans usando fita no peito e vídeo viraliza

Richard Alcântara chegou a um churrasco de família tímido. Em processo de transição, o auxiliar de cozinha estava receoso por usar pela primeira vez fitas para esconder os seios — enquanto junta dinheiro para se submeter a uma mastectomia. O que ele não esperava era uma homenagem dos parentes, que o copiaram. O vídeo com a família “uniformizada” viralizou nas redes sociais.

Em entrevista por telefone para Universa, Richard, de 22 anos, detalhou como foi o domingo (6). Hoje morando em São Caetano do Sul (SP) para trabalhar, ele voltou a Caçapava, no interior paulista, para ver a mãe e demais familiares, com uma novidade que ainda o deixava inseguro.

“Era a primeira vez que ia ficar com a fita na frente dos meus pais, e estava com muito receio de a família julgar. Não era nada com eles, era comigo mesmo. Então, pedi para minha namorada tirar uma foto minha perto da piscina, o mais rápido possível, para eu colocar a blusa rápido, porque estava com vergonha. Nisso, meu tio viu”, contou Richard.

Quando foi ao banheiro, o tio colocou em ação seu plano: pediu a fita de Richard à namorada, falou para a mãe dele dar uma enrolada nele enquanto todos se preparavam, e o resultado foi o visto no vídeo. Até uma criança cobriu o peito.

“Quando saí, estavam todos com a fita e ele [o tio] disse que tem muito orgulho de mim”, disse Richard. A inclusão é comum na família. “Tenho primo gay, tia lésbica casada… Nossa família sempre foi de ter respeito e amor, para além de qualquer tipo de preconceito. Se eu conquisto uma coisa, minha família toda conquista.”.

Foi a namorada de Richard que publicou os vídeos, com uma mensagem emocionada: “Um ano atrás ele sofria com a fase de aceitação e temia a rejeição da família, já atentou contra a própria vida por consequência de depressão, mas o que ele não sabia é que tudo tem seu tempo, nada acontece por acaso. Essa é uma demonstração de amor incondicional de uma família, [que] mesmo com tanta diversidade sempre colocou amor e união acima de tudo. Preconceito não tem espaço onde amor e respeito se fazem presentes!”, escreveu Yuri Almeida.

“O grupo da da família agora está ‘bombando’. Ontem começou a viralizar e está sendo legal contar minha história. Que a minha família sirva de exemplo para outras”, pondeerou Richard.