Brincadeiras para chá de fralda: 15 ideias para uma festa animada e inesquecível

A chegada de um neném é motivo de muita celebração para a família. Durante a gravidez, muitos pais curtem a ideia de reunir os convidados para um chá de bebê. Bom, na hora de organizar esse momento especial, a família pensa em vários detalhes: a decoração, as comidinhas da festa e, para muitos, as brincadeiras para o chá de fralda não podem ficar de fora.

Antes de tudo, precisamos nos lembrar de um ponto importante: nem todo pai e nem toda mãe gostam de alguns tipos de brincadeiras para o chá de fralda. Por outro lado, existem pais que realmente são animados e adoram uma diversão. Se você vai organizar o evento, o ideal é perguntar a eles como desejam que esse momento seja comemorado. Depois dessa dica valiosa, veja a seguir várias sugestões de brincadeiras.

15 brincadeiras para chá de fraldas que são muito divertidas

Como durante o evento os pais podem ficar bastante atarefados com os convidados, é interessante que as brincadeiras sejam planejadas com a ajuda de uma ou duas pessoas. Podem ser os padrinhos do bebê, os avós, enfim, alguém que queira muito participar da ocasião.

1. Adivinhe o presente

Começamos com uma das brincadeiras para chá de fralda mais clássicas. Nela, você pode chamar a mãe e, claro, também o pai para brincar. A tarefa é tentar descobrir quais presentes que receberam dos convidados. Mas a brincadeira não é tão simples, já que a caixa do presente vai estar fechada. Os pais até podem segurar para sentir o peso da caixa, balançar para ouvir o som que o objeto faz, mas nunca abrir! Sempre que errarem, terão que pagar uma prenda: pode ser dançar juntinhos, recitar uma poesia ou, ainda, ter rosto e barriga pintados.

2. Proibido falar a palavra

Essa brincadeira vai valer durante todo o chá de fraldas. Então, assim que o convidado chegar ao evento, você irá explicar que determinada palavra não pode ser falada na comemoração. Por exemplo: “Ninguém pode dizer a palavra gravidez”. Para administrar a brincadeira, cada vez que o convidado comete o deslize e diz a palavra, ele recebe um adesivo na roupa. Mas, surpresa: na verdade, recebe um brinde quem mais falar a palavra, surpreendendo a todos.

3. Nomes inspirados no nome do bebê

Caso os pais já tenham escolhido o nome do bebê, essa é mais uma atividade que pode fazer parte do chá. Os convidados terão um tempo (30 segundos, por exemplo) para escreverem em um papel o maior número de nomes que comecem com a letra inicial do nome do neném. Ganha a brincadeira quem conseguir escrever o maior número.

4. Hora de trocar a fralda

Aqui, use sua criatividade: pode ser uma disputa entre o pai e a mãe ou mesmo convidar dois convidados para brincarem de trocar fraldas. Mas a brincadeira pode ficar muito mais divertida usando alguns acessórios: vale banheira para dar banho, sabonete, shampoo, pomada, talco, fraldas e, claro, uma boneca (ou boneco) que irá simular o bebê. Ganha a competição quem realizar toda a atividade no menor tempo, porém fazendo tudo com muito carinho, como o bebê merece.

5. Sintonia papai e mamãe

O pai e a mãe do bebê devem sentar um de costas para o outro. Cada um segurando uma lousa ou mesmo um papel, com caneta para escrever as respostas. As perguntas sobre o casal começam a ser feitas. Podem ser perguntas neste estilo: “Qual lugar vocês mais gostam de viajar?” ou “Qual o programa preferido do fim de semana?”. A cada resposta igual, os pais do futuro bebê podem abrir um presente. Caso errem, podem divertir os convidados pagando uma prenda.

6. Descubra quem é o convidado

Antes de começar essa brincadeira para chá de fraldas, os convidados devem anotar alguma situação marcante que tenham passado com o pai ou a mãe do bebê. Após escreverem, depositam o papel dentro de uma caixa. Conforme cada mensagem for sendo lida, os pais devem tentar descobrir quem escreveu. É uma atividade que permite que todos os convidados participem, podendo destacar a forte relação entre eles.

7. Desenhe a família

Mais uma que todos os convidados podem participar. Eles vão deixar a criatividade rolar, desenhando como imaginam a família após a chegada do bebê. O interessante é que até as crianças podem brincar, então vale caprichar no lápis de cor, giz de cera, canetinha – para deixar tudo bem colorido.

8. Mundo dos bebês

Em uma lousa ou cartolina, é preciso desenhar figuras relacionadas ao mundo dos nenéns: chupeta, mamadeira, brinquedos, banheira para tomar banho, entre outros. Ganha a brincadeira aquele convidado que tiver maior habilidade nos desenhos.

9. Qual o sabor da papinha?

Você pode preparar papinhas de bebê em casa ou, para a sua praticidade, basta comprar aqueles potes já prontos (só tire o rótulo, com o nome do sabor, para não “estragar” a brincadeira). Nessa atividade, a mamãe, o papai e até os convidados vão provar as papinhas e, depois disso, devem tentar acertar o sabor. Pode ter certeza que é uma brincadeira em que a risada está garantida, principalmente se eles incorporarem um personagem, usando babador e tudo!

10. Cuidando da família

Assim que chegar à festa, o convidado recebe um bonequinho. Pode ser um dedoche, mas também pode ser feito de papel, plástico, madeira – o que for mais fácil para você! O convidado fica então sabendo que ele precisa cuidar desse boneco a festa toda, como se fosse um filho. Se por algum descuido o personagem for abandonado, quem encontrar poderá pegá-lo. Vence quem tiver, ao final da festa, o maior número de personagens, criando uma família de brincadeirinha.

11. Onde está o sapatinho do bebê?

Antes de a festa começar, você deve esconder um sapatinho de bebê (ou outro objeto, como uma chupeta). Aí vale usar a imaginação: pode colocar o sapatinho junto a um vaso de flor ou colado com uma fita adesiva embaixo de uma cadeira. Aquele que encontrar primeiro será o vencedor. Para agradar o convidado, dentro do sapatinho você pode colocar um mimo, como um bombom.

12. História improvisada

Diversas palavras, que não tenham relação entre si, devem ser colocadas em uma caixa. Em seguida, os pais do bebê e os convidados vão elaborando uma história de acordo com cada palavra que vai sendo retirada. É uma brincadeira que exige habilidade para improvisar e que rende histórias bastante inusitadas.

13. Qual é a música?

Será que a mamãe está por dentro das músicas infantis? Para descobrir, a atividade acontece desta forma: uma música começa a ser tocada na festa. Em determinado momento, a canção para e a gestante precisa continuar cantando. A brincadeira pode ficar muito mais interessante se os convidados também participarem. Se tiver alguém que toque violão ou qualquer instrumento, a animação é certa.

14. Cápsula do tempo

Uma das brincadeiras para chá de fralda que tem feito bastante sucesso nos últimos tempo foi desenvolvida assim: os convidados escrevem mensagens para o bebê e para os seus pais. As mensagens até podem ser lidas durante o evento, mas a magia da brincadeira é guardá-las em um lugar bem especial, como um pote de vidro, uma caixa ou mesmo um cofre. Anos depois, quando a criança já for capaz, deverá ler todos os recados ao lado dos seus pais – ou de outros entes queridos.

15. Desejo sincero de amigo

Para papais e mamães que gostam de emoção, essa brincadeira pode proporcionar momentos marcantes. Cada convidado deve escrever uma mensagem para os futuros pais, lendo ao final do chá de fraldas. É uma atividade que todos expressam o amor que sentem pelo outro – um ótimo jeito de encerrar uma festa inesquecível para família e amigos.